Você pode pensar que, quanto mais aulas assistir, mais vai aprender ou quanto mais ler, mais aquilo vai entrando, mas eu tenho uma notícia para você, o seu cérebro não é um gravador, ele não vai gravar mais ao ver aula ou a ler mais o livro. Assistir várias aulas sobre o mesmo assunto, ler e reler dá ilusão de aprendizado.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Você vai criando essa memória interagindo ativamente com o material, então ao resolver questões, ao recuperar da memória em flashcards, ao explicar para alguém ou montar um mapa mental sem olhar o livro e não lendo e relendo ou vendo várias vídeoaulas sobre o mesmo assunto. A ideia para gente aprender é puxar da memória, é relembrar, é montar o conhecimento fazendo questões, mapa mental ou flashcards, mas não assistindo muitas aulas.
É melhor menos tempo na teoria, ver uma teoria mais enxuta e remover as lacunas nos exercícios. Esqueça aqueles métodos de aulas enormes, longas em que você tem mal tempo de fazer exercícios. O ideal é passar no mínimo 50% do seu tempo fazendo exercícios e o que isso significa? A gente tem que esquecer aulas enormes, longas, em que a gente morre de tédio, pois o que vai aprender você, é fazer questões, é recuperar informações.
É sempre bom a gente analisar o que estamos fazendo, qual o curso online? qual o cursinho que estás fazendo? É uma ênfase muito grande em aula. Por exemplo, se o cursinho for aula de manhã, de tarde, o dia inteiro, sendo que você tem mal tempo de fazer questões, ou se é tarde e noite. Será que não é melhor pegar uma turma mais enxuta? Ver menos aulas e você se aprofunda nos exercícios e nas provas antigas e não na aula mais completa possível, que mesmo sendo mais completo possível vão ter coisas que não vão ter nas aulas e vai ter na prova.
A mesma coisa é um curso online, ou seja, são iguais cursinhos, é idêntica, aula longa, o dia inteiro, onde você passa sua ‘’vida’’ em frente ao computador assistindo aula, nem se adapta para o ensino online, tem outros que as aulas são bem enxutas, direto ao ponto, bem editada, como do Professor Ferretto, em que você vai assim e sabe o que vai acontecer, são 20 minutos de aula e depois tem as questões.
Então, assim, você consegue ter ênfase em questões, que é o mais importante. Eu fico muito agitada falando isso, porque realmente me afeta, ver o quanto a pessoa assiste de aula, exemplo, assistir aula tarde e noite ou de manhã e tarde, sendo que depois você chega em casa e não tem tempo para nada, porque você vai tomar banho, vai comer e já chega a hora de dormir para ir no outro dia para a aula e você nunca pode terminar direito as listas, não pode fazer a prova antiga, não pode fazer redação, não pode ter uma técnica de estudo boa, que você fica sempre naquela mesma coisa.
Escolha um curso mais enxuto e mesmo nestes cursos, quando você for assistir uma aula, dê uma olhada na lista, se for no Ferretto, dê uma olhada na lista antes da aula, nas primeiras questões, veja se não consegue fazer sozinho e se não conseguir, talvez falte uma coisa ou outra que você vê na resolução da questão ou somente em um pedaço do vídeo e já sabes o que será cobrado? O que vai aprender? E você vai para a aula um ‘’Sniper’’ para ver como se resolve aquilo e depois vais ficar muito mais atento, muito mais esperto, é uma aula mais ativa, pois está tentando resolver aquelas questões que você viu.
Uma ideia é assistir aula junto com a lista e você fica pensando se a informação é suficiente para resolver a questão e você fica treinando de uma forma bem mais ativa de você assistir, diferente da aula de dois períodos. Resumo de tudo é: passe longe de cursos onlines que funcionam como cursinho, se você faz cursinho, tente fazer em uma turma mais leve, que não seja o dia inteiro de aula, para justamente ter tempo de aprender, fazer questões, de fazer provas antigas, de chegar no objetivo da sua prova, que é acertar o máximo possível, que é gabaritar, onde precisa ser sempre o objetivo dos estudos.
Quando você for assistir aula online ou mesmo no cursinho presencial, sempre dê uma olhada antes da aula na lista, o que você vai aprender e se, de repente conseguir fazer a lista, você não precisa da aula. Espero que tenhas gostado, que você escolha um curso bem curto e isso é uma coisa que a gente fala no Sniper de Questões, que é ter um curso online, curso presencial que vai ser sua ferramenta, ele não é o que você vai fazer, ele não define como vai estudar.
É só uma ferramenta que você usa, assim como martelo, uma chave de fenda, uma ferramenta que usas quando precisa e não seguir sem nenhuma estratégia, para não seguir de qualquer jeito, é uma coisa estratégica, essa precisa ser a ideia, porque o objetivo é sempre gabaritar na prova. Se você gostou, curte o vídeo, me conta o que você acha, se você concorda, discorda, qual sua opinião e a gente conversa nos comentários e continue atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.