Gente, hoje eu quero falar uma coisa para vocês. Eu quero que vocês peguem a prova, saiam com a prova da sua casa, vá com ela para o shopping, dê uma olhada na prova agora!
Não espere nem ir para a fase 2 ou fase 3. Dê um jeito de imprimir, dê um jeito de baixar e dê uma olhada nas questões da prova. A ideia não é resolver, eu não quero que você resolva, quero que você acabe com aquele bloqueio de deixar a prova só para o futuro. É igual quando a gente vive achando que nunca vai morrer, a gente vive esquecendo desse pequeno detalhe.
Saber que vai morrer é uma coisa que faz a gente viver muito melhor. Porque a gente tem que aproveitar hoje, tem que aproveitar o agora. A mesma coisa vai ser essa questão da prova, então pega a prova, isso vai fazer você estudar sabendo que você está estudando para fazer essa prova (você pode estudar para aprender, é muito legal também), mas, especificamente nesse vídeo, eu vou falar que você está estudando para fazer as questões de prova.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
A ideia que eu quero aqui é que a gente tire esse tabu da prova, que você queira ir fazer a prova, que você queira evoluir nos assuntos para começar a fazer provas, que você esteja com vontade de fazer isso. Então a ideia é sair com a prova, se apaixonar pela prova.. que você já comece a conhecer a prova.
Dessa forma, você dá uma lida, você vê que não tem nada demais, que estudando um pouquinho você vai conseguir chegar lá. Assim, você está fazendo o principal, que é se familiarizar, saber como a banca cobra alguma coisa, como não cobra, etc.
Claro que você vai falar pra mim:
Ah, os assuntos que eu não vi, eu não vou conseguir fazer!
É, mas não tem problema. Você dá uma olhada de leve e se interessa:
Olha, isso aqui é de electromagnetismo. Eu não sei nada, mas vou estudar isso para voltar aqui na prova e fazer.
É com essa sensação que eu quero que você veja a prova.
Eu, por exemplo, vi a prova do ITA antes de começar a me preparar, no primeiro ano. Primeiro eu tentei decorar resoluções estudando pela prova sem saber os assuntos e eu vi que é muito ruim. Depois eu vi que o ideal seria olhar a prova de leve e sentir vontade de aprender aquilo para chegar na prova e fazer, certo? Como um desafio: ” eu tenho que estudar os assuntos, voltar aqui e fazer isso!”.
Então, por exemplo, você vê uma questão que tem aquelas matrizes (digamos que você já sabe o que é), aqueles pauzinhos, aquele monte de número dentro, você não faz ideia do que é, e você tem vontade:
Nossa, eu quero aprender isso aqui, quero aprender isso aqui, quero ver isso aqui!
Assim como log, quando você não sabe o que é e quer fazer. É essa vontade que eu quero que você tenha, aquela vontade pipocando dentro de você. Então, você vê um negócio de biologia, de genética, lei de Mendel.. “ah, o que é isso?”; e fica com essa com essa vontade de aprender. Vai ser essa a ideia quando você for olhar a prova.
Logo, você baixa a prova, pode ser a do ENEM do ano passado ou a do vestibular que você for fazer, e sai com a prova. Assim, você vai para o shopping, vai lá no Starbucks, senta no sofá, pega um café e lê a prova, e faz disso um ritual, que você goste e seja muito relaxante. Se divirta fazendo isso! Porque o que a gente está querendo criar é essa vontade de aprender, e pra criar essa vontade de aprender, não é legal fazer de uma forma estressante.
Então, eu peço que você saia, que você vá pra um lugar legal e faça. Eu sei que muita gente não vai fazer isso, vai fazer em casa mesmo, que é como eu fiz rs. Eu vou falar como eu fiz: eu estava no primeiro ano, estava na cozinha de casa e eu não tinha impressora, então eu pedi pra minha tia imprimir no trabalho dela e ela trouxe uns 10 anos de provas resolvidas do ITA. Quando ela chegou eu fiquei:
Nossa, meu deus, olha esses 10 anos de prova do ITA!!!
Eu fui para a cozinha, estava até de pijama, e fiquei lá olhando as provas… foi muito bom. É um negócio que me deu vontade de aprender e é essa sensação que você tem que criar aí. Estava um dia tão silencioso e escuro, e eu lá naquela cozinha pensando:
Nossa, olha só, daqui um ou dois anos eu vou aprender isso aqui, é isso que eu vou fazer da minha vida, é isso que eu vou fazer nos próximos meses, vou aprender isso aqui.
Assim, crie essa vontade de fazer prova, essa vontade de aprender o necessário para fazer a prova, porque essa energia é muito boa de você ter. Às vezes você já está estudando, já faz provas, mas você só tem uma energia de fechar lacunas, de resolver o que falta, tem essa também energia nova de quem ainda está começando e ainda não levou nenhum tapa na cara.
Isso é uma coisa que não dá tanto trabalho, então você vai lá no shopping e fica lá olhando a prova, e de vez em quando você tente fazer questões. Logo, se você baixou uma prova resolvida, você tenta fazer algumas questões de português, por exemplo. Sem, contudo, que seja estressante, é só para você se familiarizar, ver os termos.
Dessa maneira, você vê a prova de inglês, vê como é, vê a de matemática. Será que já cai os assuntos que você estudou? Isso tira aquele tabu de você ter que terminar toda a matéria para você começar a ver a prova. Não é preciso. Às vezes, você viu metade dos assuntos e já consegue fazer algumas questões, e essa sensação que você já consegue é uma coisa que vai te fazer continuar.
Às vezes a gente perde a motivação, porque você dá tanto gás e parece que não anda, e é um erro nosso na verdade, porque a gente está andando, mas não está vendo que está andando. Logo, ao ver a prova, você vai ver que tem um assunto que você já viu e que por mais que não saiba direito resolver, você pensa:
Nossa, olha só, isso aqui eu já vi. Então, eu posso ler a resolução que eu vou entender e é muito legal eu já ter visto isso.
Essa também é a ideia!
E aí eu quero que você volte aqui e me conte nos comentários como foi essa loucura de ir lá fazer a prova. Inclusive, me marca no instagram (@susaneribeiro). Gente, eu não sei usar instagram, não consigo, é muito difícil pra mim. Preciso ver um curso de como usar instagram, mas você me marca lá e eu vou ver no que você me marcou, e eu comentar na sua foto o dia que você foi passear com a prova.
Então é isso, boa saida com a prova. De repente, vai com um amigo também, e você dois vão com a prova, vai ser muito legal… com muito café ou com alguma outra bebida que você goste. Eu espero que ajude você, que crie esse fogo interior de querer aprender, de querer estudar essas coisas, e DE QUERER FAZER A PROVA, porque você vai fazer a prova daqui uns meses, e precisa se preparar pra isso. E a melhor forma é querendo, é com essa vontade, que é o que você vai fazer hoje ao sair com a prova, ao namorar com a prova rs.
É isso, até o próximo vídeo, tchau 🙂