No vídeo passado, nós fizemos uma analogia com a preparação pra medicina com as fases de um vídeo game, e vimos às fases que você vai passar pra passar em medicina no ENEM ou nos vestibulares tradicionais.
Então hoje a gente vai falar quando e como passar de fase, com o foco de como estudar, então, de como organizar o seu tempo de estudos pra passar em um vestibular concorrido como medicina.
Da fase 1 para fase 2
O quê que vai acontecer?! Na fase 1, você foca quase todo o seu tempo estudando matérias novas, então, você tá assistindo videoaula, aí depois você faz lista de exercícios (só de assuntos que você não viu). Então, tem muito pouca revisão, e a maioria mesmo é estudar assuntos novos, é quebrar a cabeça com novos assuntos e tentar se manter são entre tantas coisas pra ver.
Já a fase 2 é o quê?
Na prática, é o quê?
É você separar uma ou duas horas por semana (ou um pouco mais) pra fazer provas antigas. Digamos que você estude segunda, quarta e sexta duas horas de matemática. O que você vai fazer pra passar da fase 1 pra fase 2?! Em vez de estudar 6 horas de matéria nova, você vai estudar quatro horas de matéria nova e duas de provas antigas.
Então digamos que segunda e quarta você continua lá estudando matéria nova no Ferreto e na sexta você deixa pra fazer uma prova antiga. Então essa é uma ideia bem simples de passar da fase 1 pra fase 2.
E qual a hora certa de passar? Você vai passar quando tiver visto ou metade dos conteúdos ou um pouco mais da metade dos conteúdos ou aqueles conteúdos que mais caem
Você não deixa pra lá no futuro, depois que você terminar toda a matéria, você começar as provas. Não! Você já tá se preparando pra prova agora! E essa é a diferença de um campeão. Então, pensa se o Phelps fosse se preparar pra prova só nadando tranquilo, e fosse deixar pra se preparar pra prova mesmo que cai (que vai ser o 100m, 200m) só um mês antes da prova, não faz sentido. Ele tem que começar a preparação já com a visão de onde ele quer chegar e essa é a ideia aqui.
Tá, e o quê que vai acontecer?
O que você pode esperar?
Você vai pegar uma prova antiga e você não vai conseguir resolver, porque uma coisa é você resolver uma lista do assunto que você acabou de ver, em que uma questão ajuda a outra e aí você relembra, e volta na matéria; e outra coisa é você fazer a prova. Porque a prova vai pedir conteúdos que você viu 6 meses atrás, viu um ano atrás. Então é fazendo a prova e errando, que você vai aprender esses assuntos.
A ideia vai ser aprender os enunciados. Se você não consegue entender os enunciados, você não pode passar da fase 1 pra fase 2. Você tem que entender do que é a matéria, ter uma ideia do que tá acontecendo.
Ir com essa ideia de aprender direto na questão não é uma ideia tão boa, porque vai ser muito estressante e só seria uma medida assim em último caso de desespero, se você não estudou nada e você precisa chegar no nível da prova um mês antes, aí você pode seguir esses métodos, mas em geral é melhor a gente ter uma preparação sólida, a gente ver a base das matérias e depois ir pras provas se aprofundando ao máximo possível.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Ao chegar na prova, você vai entender os enunciados. Se você não entender os enunciados, você volta pra fase 1. Então vá com a ideia de entender metade dos enunciados, se você não chegar nem a esse ponto, então volte pra fase 1, que ainda falta ver muito mais coisas. Mas se você já consegue entender esses enunciados, então continue, porque você tá no caminho certo.
Você vai errar todo dia, toda hora, todo minuto e é preciso se acostumar com isso
Se você entendeu menos, por exemplo, se entendeu o enunciado de 40% das questões, não é a hora de passar, tem que ser no mínimo metade. O ideal é que você entenda o enunciado de 80% das questões e consiga fazer uma ou outra, senão é hora de voltar pra primeira fase. Já se você consegue, persista, por mais que no começo você erre bastante, algumas semanas depois você já vai pegando o jeito e já vai melhorar esse seu desempenho nas questões.
Então me conta aí nos comentários se você vai passar da fase 1 pra fase 2.
Da fase 2 para fase 3
A fase 2 pra fase 3 é um salto, porque você sai de um estudo bem tradicional de estudando a matéria e fazendo lista de exercícios, pra um negócio que é só provas antigas; e é provas antigas você fazendo, não é você assistindo o professor.
E quando você vai passar pra fase 3?
Primeiro requisito vai ser você ter visto uns 80% dos conteúdos, então realmente ver quase todos os conteúdos. É como se você olhasse o edital e você separasse por exclusão os assuntos que você não viu. Você vê assim:
ah já vi, já vi, já vi… Ah, esse aqui eu não vi… ah, esse outro aqui eu não vi.
Por exemplo, de 5 conteúdos, você viu 4. Você precisa desse nível pra passar pra fase 3; ou você pode passar da fase 3 quando tá muito perto da prova. Se você já tá 3 meses antes da prova, 4 ou 5 meses antes da prova, você pode logo passar pra fase 3. Então a partir de julho ou agosto, é muito legal você passar, porque aí você tem um tempo pra se situar com as provas, pra aprender muito bem como fazer.
Em alguns momentos pode ser bom passar direto da fase 1 pra fase 3, quando você já tá há 3 anos no cursinho, 4 anos no cursinho e você não vê tanta melhora. Porque não adianta só assistir aula, a aula vai te dar um conhecimento que não vai ser suficiente pra passar. Não adianta, a gente não aprende só assistindo aula, a gente precisa resolver, e a melhor questão pra resolver é a questão da prova tudo misturado. Isso vai te preparar pra chegar na prova lá super bem.
Quando você vai saber se você fez bem passar da fase 2 pra fase 3?
Quando você abrir a prova e você já consegue saber como resolver. Você pode ainda errar contas, errar besteira ou errar um detalhezinho da matéria, não tem problema. Mas a ideia é que metade da prova (metade da prova, pelo menos) você consiga ter uma ideia de como resolver, porque se você não tem essa ideia, é melhor que você intercale matéria com provas ainda na fase 2.
Quando você conseguir resolver metade da prova, pode ser a hora de passar pra fase 3, lembrando também que você não pode esquecer redação. Todos esses níveis, não são por inteiro, tem vários subníveis como se tivesse o 3.1, 3.2, 3.3… Quando você passa pro 3, você resolve metade da prova já e aí depois você vai resolver 60%, 70%… Até ficar em um nível, que é o nível dos aprovados. Então, por exemplo, quem passa lá em medicina na USP, na prova específica a pessoa quase gabarita e é essa a ideia que você tem que ter, você tem que pensar bem alto mesmo que você consegue, que você vai lá dar o gás bem alto, bem com a intenção de gabaritar e essa precisa ser a ideia aqui.
E aí, me conta nos comentários, se você vai passar da fase 1 pra fase 2 ou da fase 2 pra fase 3 e o que você achou dessa ideia das fases, mas o que eu quero saber mesmo é se essas dicas, se o que eu falei hoje e no vídeo anterior, mudaram como você vê a sua preparação.
Eu sou a Susane, eu sou hoje professora no ITA, então eu passei no ITA, mas eu também passei em medicina na USP, 10 anos depois de ter feito o ITA, 10 anos depois de ter entrado no ITA… é… 5 anos depois de formada, 10 anos depois de ter entrado no ITA e 5 anos depois de formada. E eu fui fazer medicina na USP, fiz um semestre, eu acabei preferindo ficar na engenharia mesmo, mas foi ótimo, foi muito legal. Então eu recomendo que vocês façam sim medicina e essa é a ideia aqui nesse canal, é te mostrar como se preparar rápido, porque eu precisei estudar pra medicina trabalhando e por 3 meses.
Eu já tinha uma base boa em exatas, eu também não posso falar que foi do zero, não, eu já tinha uma base boa em química, física e matemática, só que eu não sabia nada de biologia, eu tive que estudar praticamente do zero em história e geografia. Então, é baseado nisso que eu falo essas dicas pra vocês, então tudo é experiência própria ou de ter entrevistado alguns alunos no podcast do Resumov, que eu recomendo que vocês vejam também, eu vou deixar o link aí.
Então é isso, passem de fase, não fiquem muito tempo em uma fase, não sigam um professor que fale pra vocês
ah, matéria dada, matéria estudada
Você só tem que estudar que o que ele tá falando na aula… NÃO! Não dá pra seguir o que o cursinho fala, muitas vezes você tem que sair dessa bolha e criar a sua própria estratégia, que vai ser diferente do colega, diferente do que o professor tá fazendo, porque precisa ser a sua estratégia. E aí, no ano seguinte quando você passar, você volta lá e conta a sua história, conta que você não seguiu o que todo mundo falava e que você passou do seu jeito, essa é a ideia aqui. Então passe do seu jeito, estude do seu jeito, que você consegue.
Se você gosta de entender como melhorar como você estuda, porque essa é outra característica dos aprovados, eles querem sempre estudar de uma forma melhor, sempre melhorar. Se você gosta disso, então se inscreva no canal e a gente vai se falando.
Até o próximo vídeo.