Se você quer Enem, essas são as provas que você precisa fazer: ENCEJA, UERJ, Fatec, Enem, Unesp, Vunesp, Unicamp e Fuvest. Cada uma tem uma finalidade que vai te ajudar a ter a maior nota global possível. Então, algumas vão te ajudar a focar nas mais fáceis, a acertar, as mais fáceis pra elevar sua TRI e outras vão te ajudar nas questões médias e uma ou outra das difíceis para aumentar sua nota geral. Assim, vamos falar da finalidade de cada uma.
Provas para Atenção
Começando pela, talvez a mais importante de todas: atenção. Imagina se tivesse uma prova feita pela mesma banca do Enem, só que só tivesse questões mais fáceis. Pois é, essa é a ideia do ENCEJA. O ENCEJA é o Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos e é feito pela mesma banca do Enem, o Inep. Com o mesmo tipo de questão, só que um pouco mais fácil. Então, são questões para você treinar, principalmente a atenção.
Você não vai treinar nada muito complexo, muito difícil, você vai treinar questões parecidas com as mais fáceis do Enem. Logo, questões de proporção, de regras de três, de matemática básica. E a ideia é você fazer rápido, fazer pra acertar e não cair em pegadinhas.
Provas para Lacunas
Aí a gente vai para o segundo tipo de prova, que é a UERJ e a Fatec, são provas que não são muito difíceis, mas também são um pouco mais difíceis que o ENCEJA. E são provas para você pegar lacunas. Você estudou alguns assuntos e nessa prova você vai ver se sabe, se faltou algum detalhezinho. São provas até pra você ir se acostumando com essa ideia de fazer provas. Não é muito absurdo, não é muito difícil, não precisa de muito pulo do gato.
Revezando Provas do ENEM
Pensando em escala de dificuldade, a próxima prova vai ser do Enem. O Enem vai ter a aplicação regular, segundo as aplicações, libras, PPL e todos são ótimas pra você treinar. Mas o que eu recomendo é que você vá revezando o Enem com uma prova dessas de vestibulares, ou mais fáceis como Fatec e ENCEJA ou mais difíceis, que a gente vai já falar. Mas não fique só nas provas do Enem, faça novas provas… Se você ficar só no Enem, você vai decorar as questões e, assim, parece que você está acertando, mas, na verdade, a questão está decorada.
Provas para Pulo do Gato
A próxima prova é Unesp. A Unesp é um pouco diferente, porque um terço da prova é linguagens, um terço humanas e um terço ciências da natureza e matemática.
Portanto, em termos de número de questões, é bem diferente do Enem. Cai muito menos matemática na Unesp. Dessa forma, a gente vai ter que fazer várias provas pegando só matemática ou fazer várias provas pegando só matemática e naturezas. Tem que adaptar, mas é uma prova contextualizada e, entre os vestibulares, é a mais parecida com o Enem.
Prova da banca
A próxima prova é a Vunesp, que na verdade é a banca. A banca Vunesp faz provas da Santa Casa, da Famerp, do Einstein, de várias outras particulares. Logo, a gente vai ter muitas provas dessa mesma banca. Inclusive, a Unesp é feita pela Vunesp, mas eu separei, pois muitas vezes as provas da Vunesp como banca são um pouco diferentes da Unesp. E pesam mais a natureza ou pesam mais em biologia e química, para os vestibulares de medicina, por exemplo.
Unicamp
Agora vamos falar da Unicamp. Ela eu não recomendo que você faça por inteiro. Então, em matemática tem questões muito diferentes do Enem que, na prática, vai servir para as naturezas, assim: biologia, física e química e, de vez em quando, humanas. Uma dica que eu dou é: Qual é a matéria que você está errando mais em naturezas e precisa enfatizar mais? Digamos que seja física, você vai lá e faz somente a física da Unicamp.
A Prova Mais Difícil
E a última prova, que vai ser a prova mais difícil entre essas, é a Fuvest, que é a prova da USP em São Paulo. E aqui vai ser uma ideia similar à da Unicamp. Então, você não precisa fazer a prova inteira, principalmente porque cai uma literatura bem diferente do Enem na Fuvest.
No entanto, você pode fazer parte da prova, você pode fazer matérias ou pode fazer inteira, não tem problema, mas é uma prova mais difícil, que cobra alguns assuntos que não caem no Enem. Logo, vai ser uma prova útil, por exemplo, para geometria plana em matemática, termodinâmica em física e estequiometria em química.
Portanto, essa é a ideia das provas antigas e, a partir dos seus erros, você pode ir enfatizando mais algumas e outras.
Então é essa a ideia do vídeo de hoje, me conta aí embaixo se você gostou, o que você vai aplicar no que a gente conversou aqui, quais provas você vai fazer… E se você gostou, aproveita pra curtir, é uma coisa que me ajuda muito, ajuda a continuar produzindo conteúdo pra você. Muito obrigada por assistir e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa de habilidades que só você tem. E até o próximo post, tchau.