Texto para as questões de 82 a 84.
CAPÍTULO LXXI
O senão do livro
Começo o arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem… E caem! – Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar… Heis de cair.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Um leitor que tivesse as mesmas inclinações que as atribuídas, pelo narrador, ao leitor das Memórias póstumas de Brás Cubas teria maior probabilidade de impacientar-se, também, com a leitura da obra
a) Memórias de um sargento de milícias.
b) Viagens na minha terra.
c) O cortiço.
d) A cidade e as serras.
e) Capitães de areia.
Resposta B
Assim como o estilo de Memórias Póstumas, a obra Viagens de Minha Terra tem um caráter extremamente digressivo (autor faz inúmeras “viagens” para só depois voltar ao assunto inicial). Neste livro, Almeida Garret intercala vários gêneros narrativos, com pouquíssima linearidade: crônica de viagem, novela emotiva, epistolografia.
Dessa forma, o leitor que se impacienta com a inconstância de Brás Cubas, certamente se impacientaria com Viagens de Minha Terra.