A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista espanhola comandada por Francisco Pizarro.
Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem.
I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro.
II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu se na base econômica do vice reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.
III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca.
IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos importante para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós independência e de formação do Estado nacional peruano , mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus.
Estão corretas apenas as afirmações
(A) I, II e III.
(B) II, III e IV.
(C) I, III e IV.
(D) I e II.
(E) III e IV.
A principal atividade do Peru era mineração.
Na américa latina (com exceção do Brasil) houve mais trabalho compulsório dos índios do que tráfico de africanos. Os índios eram obrigados a trabalhar nas plantations.
História, história da américa latina, trabalho compulsório
Letra C