80. A ardência provocada pela pimenta dedo-de-moça é resultado da interação da substância capsaicina com receptores localizados na língua, desencadeando impulsos nervosos que se propagam até o cérebro, o qual interpreta esses impulsos na forma de sensação de ardência. Esse tipo de pimenta tem, entre outros efeitos, o de estimular a sudorese no organismo humano.
Considere as seguintes afirmações:
I. Nas sinapses, a propagação dos impulsos nervosos, desencadeados pelo consumo dessa pimenta, se dá pela ação de neurotransmissores.
II. Ao consumir essa pimenta, uma pessoa pode sentir mais calor pois, para evaporar, o suor libera calor para o corpo.
III. A hidrólise ácida da ligação amídica da capsaicina produz um aminoácido que é transportado até o cérebro, provocando a sensação de ardência.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) II e III.
e) I e III.
Resposta A
I. Verdadeira. A ardência da pimenta é decorrente da interação da capsaina com repectores linguais, essa interação ocasiona impulsos nervosos que se propagam até o cérebro. As sinapses dependem da participação dos neurotransmissores para ocorrer.
II. Falsa. o suor absorve o calor do corpo para aumentar sua temperatura e evaporar. Logo, é um processo endotérmico de mudança de fase (líquido para gás). Vale lembrar que este é um dos mecanismos homeostáticos de regulação da temperatura corporal.
III. Falsa. A hidrólise ácida da ligação amídica da capsaicina não produz aminoácido.
Mas não era necessário saber isso. Basta entender que na boca não há hidrólise ácida (o PH fica por volta de 8), e muito menos faz hidrólise de polipeptídeos. A digestão de proteínas e polipeprtídeos ocorre no estômago e intestino delgado.
Além de tudo isso, o sinal elétrico que chega ao cérebro é ocasionado pela ação dos neutotransmissores, é extremament improvável que um aminoácido na boca faça o caminho até o cérebro.