73 O eugenol, extraído de plantas, pode ser transformado em seu isômero isoeugenol, muito utilizado na indústria de perfumes. A transformação pode ser feita em solução alcoólica de KOH.
Foram feitos três experimentos de isomerização, à mesma temperatura, empregando-se massas iguais de eugenol e volumes iguais de soluções alcoólicas de KOH de diferentes concentrações. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de conversão do eugenol em isoeugenol em função do tempo, para cada experimento.
Analisando-se o gráfico, pode-se concluir corretamente que
a) a isomerização de eugenol em isoeugenol é exotérmica.
b) o aumento da concentração de KOH provoca o aumento da velocidade da reação de isomerização.
c) o aumento da concentração de KOH provoca a decomposição do isoeugenol.
d) a massa de isoeugenol na solução, duas horas após o início da reação, era maior do que a de eugenol em dois dos experimentos realizados.
e) a conversão de eugenol em isoeugenol, três horas após o início da reação, era superior a 50% nos três experimentos.
Resposta B
A velocidade da reação de isomerização do eugenol pode ser calculada através da porcentagem de conversão em isoeugenol em função do tempo.
Pode-se notar, com o auxílio doo gráfico, que, quanto maior a concentração de KOH (mol/L), maior a porcentagem de conversão e, portanto, maior a velocidade da reação.
Nada pode ser concluído sobre o calor da reação.
O eugenol não se decompõe, na verdade, sofre isomerização. Após duas horas de reação, apenas o experimento I apresenta mais de 50% de isoeugenol. O terceiro experimento apenas terá mais de 50% de conversão em isoeugenol depois de 8 horas.