TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 29 A 31
Capítulo CVII
Bilhete
“Não houve nada, mas ele suspeita alguma cousa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”
Capítulo CVIII
Que se não entende
Eis aí o drama, eis aí a ponta da orelha trágica de Shakespeare. Esse retalhinho de papel, garatujado em partes, machucado das mãos, era um documento de análise, que eu não farei neste capítulo, nem no outro, nem talvez em todo o resto do livro. Poderia eu tirar ao leitor o gosto de notar por si mesmo a frieza, a perspicácia e o ânimo dessas poucas linhas traçadas à pressa; e por trás delas a tempestade de outro cérebro, a raiva dissimulada, o desespero que se constrange e medita, porque tem de resolver-se na lama, ou no sangue, ou nas lágrimas?
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
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Os seguintes aspectos compositivos considerados pelo narrador do excerto: concentração e economia de meios expressivos, orientação realista e analítica, previsão do papel do leitor na construção do sentido do texto, suprindo o que, neste, é implícito ou lacunar, podem também caracterizar, principalmente, a obra
a) Viagens na minha terra, de Almeida Garrett.
b) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
c) Til, de José de Alencar.
d) Vidas secas, de Graciliano Ramos.
e) Capitães da Areia, de Jorge Amado.
Resposta D
O romance de Graciliano Ramos, Vidas Secas, está inserido na Segunda Fase Modernista, de cunho regionalista e característica neorrealista. Nele certamente há economia de meios expressivos. Na verdade, no romance há economia de muitas coisas: de palavras, de água, de alimentos, de dinheiro, de demonstração de afeto.
O livro possui 13 capítulos relativamente independentes, o que permite que o leitor junte as peças na sua cabeça.
Mesmo para quem não pretende ler o livro inteiro, recomendamos a leitura do Capítulo Baleia, que é bastante emocionante.
Este livro está inserido na leitura obrigatória da Fuvest, entáo fica a dica.
Veja como os conhecimentos da obra de Machado de Assis foram cobrados na Fuvest 2014:
Fuvest 2014. Prova V. Questão 82. Heis de cair
Fuvest 2014. Prova V. Questão 83. Impaciência com Memórias Póstumas de Brás Cubas
Fuvest 2014. Prova V. Questão 84. pena da galhofa e a tinta da melancolia
Veja como os conhecimentos da obra Vidas Secas foi cobrado na Fuvest 2014:
Fuvest 2014. Prova V. Questão 85. Relação entre Vidas Secas e Capitães de Areia