TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 29 A 31
Capítulo CVII
Bilhete
“Não houve nada, mas ele suspeita alguma cousa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”
Capítulo CVIII
Que se não entende
Eis aí o drama, eis aí a ponta da orelha trágica de Shakespeare. Esse retalhinho de papel, garatujado em partes, machucado das mãos, era um documento de análise, que eu não farei neste capítulo, nem no outro, nem talvez em todo o resto do livro. Poderia eu tirar ao leitor o gosto de notar por si mesmo a frieza, a perspicácia e o ânimo dessas poucas linhas traçadas à pressa; e por trás delas a tempestade de outro cérebro, a raiva dissimulada, o desespero que se constrange e medita, porque tem de resolver-se na lama, ou no sangue, ou nas lágrimas?
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
29
Atente para o excerto, considerando-o no contexto da obra a que pertence. Nele, figura, primeiramente, o bilhete enviado a Brás Cubas por Virgília, na ocasião em que se torna patente que o marido da dama suspeita de suas relações adúlteras. Segue-se ao bilhete um comentário do narrador (cap. CVIII). Feito isso, considere a afirmação que segue:
No excerto, o narrador frisa aspectos cuja presença se costuma reconhecer no próprio romance machadiano da fase madura, entre eles,
I. o realce da argúcia, da capacidade de exame acurado das situações e da firmeza de propósito, ainda quando impliquem malignidade;
II. a relevância da observação das relações interpessoais e dos funcionamentos mentais correspondentes;
III. a operação consciente dos elementos envolvidos no processo de composição literária: narração, personagens, motivação, trama, intertextualidade, recepção etc. Está correto o que se indica em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
Resposta E
Vamos analisar por afirmações:
I. O texto aborda características Machadianas da última fase so escritor, “fase madura”, com profunda análise psicológica, em que podemos fazer um paralelo com “firmeza de propósito” inclusive para a malignidade.
II. É correto afirmar que o narrador opina sobre tudo e julga os indivíduos do enredo, captando os “funcionamentos mentais”.
III. Essas são características fundamentais do romance machadiano: intertextualidade, metalinguagem e inclusão do leitor.
Veja como os conhecimentos da obra de Machado de Assis foram cobrados na Fuvest 2014:
Fuvest 2014. Prova V. Questão 82. Heis de cair
Fuvest 2014. Prova V. Questão 83. Impaciência com Memórias Póstumas de Brás Cubas
Fuvest 2014. Prova V. Questão 84. pena da galhofa e a tinta da melancolia
Veja como os conhecimentos da obra Vidas Secas foi cobrado na Fuvest 2014:
Fuvest 2014. Prova V. Questão 85. Relação entre Vidas Secas e Capitães de Areia