Considere os mapas sobre a produção de leite no Brasil.
Com base nos mapas e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a produção de leite no Brasil, no período retratado,
a) cresceu na região Nordeste, devido à substituição das plantações de algodão, na Zona da Mata, pelos rebanhos leiteiros.
b) avançou em direção aos estados do Norte e do Centro-Oeste, em função da predominância, nessas regiões, de climas mais secos.
c) consolidou a hegemonia de Minas Gerais, graças à alta produtividade alcançada com o melhoramento genético dos rebanhos no Vale do Jequitinhonha.
d) aumentou, tanto em quantidade produzida quanto em número de estados produtores, graças, em grande parte, ao crescimento do consumo interno.
e) abarcou todo o território nacional, excetuando-se os estados recobertos pela floresta amazônica, devido à presença de unidades de conservação.
Resposta D
Os mapas apresentados em sequência cronológica (1940, 1975 e 2006) mostram o crescimento da produção de leite no Brasil. Podemos afirmar que houve um aumento quantitativo da produção em relação a um crescimento demográfico e, dessa forma, do consumo interno.
A (A) está incorreta porque não ocorreu um crescimento no Nordeste devido à citada substituição das plantações de algodão por rebanhos leiteiros da Zona da Mata.
A (B) está incorreta porque o Norte possui clima úmido ou super-úmido.
A (C) está incorreta porque não houve alta produtividade no Vale do Jequitinhonha.
A alternativa D está correta, uma vez que houve aumento do número de estados produtores devido ao aumento do consumo interno.
Na (E), não podemos dizer que a pecuária leiteira abrange todo o território nacional, exceto a Amazônia, bastaria ver o estado do Piauí.