O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país.
www.cartacapital.com.br. Acessado em 13/05/2014. Adaptado.
O texto se refere
a) a uma dissidência da Al-Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein.
b) a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região.
c) a uma seita religiosa sunita que atua no Sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas.
d) a um grupo muçulmano extremista, atuante no Norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza.
e) ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara.
Resposta D
A letra A descreve o Estado Islâmico, um grupo radical sunita Jihadista composto por ex-membros da Al Qaeda.
A letra B se refere ao grupo dos Emirados Árabes Al-Islah, que supostamente mantém laços com a Irmandade Muçulmana no Egite.
A letra C em nada descreve o Boko Haram. Pois, a Líbia já contém 97% de sunitas/
Letra D: Grupo fundamentalista sunita, associado a uma ideologia slafista Wahabista (Sunismo Ultraconservador) que atua no norte da Nigéria, em uma região extremamente pobre. CORRETA
Letra E: Na Etiópia a religião dominante é o cristianismo.
Com o intuito de conscientizar o mundo sobre as atrocidades cometidas por esse grupo, a primeira-dama nos EUA divulgou este cartaz para tentar resgatar garotas sequestradas pelo Boko Haram: