Observe a charge.
Com base na charge e em seus conhecimentos, avalie as afirmações:
I. O rápido e intenso crescimento econômico chinês se deu às custas da exploração de recursos florestais da União Europeia.
II. A despeito da distinta condição econômica da União Europeia e da China na atualidade, essas economias permanecem interligadas.
III. A dependência econômica da China em relação à União Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu.
IV. Enquanto parte da União Europeia vive uma crise econômica, a economia chinesa cresce.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I, II e III.
c) III e IV.
d) I, III e IV.
e) II e IV.
Resposta E.
Na charge, uma senhora carrega um balde com “euros”, ela rega a União Europeia, mas quem absorve esta “nutrição” é a China, através de suas raízes subterrâneas. Vale citar que a planta chinesa é carnívora, o que dá uma ideia da agressividade de sua economia, além disso, está em muito melhor forma que a UE. Esta parece uma planta seca com dificuldade para crescer.
A alternativa I está incorreta porque a China não explorou recursos florestais europeus, aliás, a floresta europeia está quase completamente devastada. A China explorou recursos do seu próprio território, desmatando suas florestas (casa do Panda) e poluindo o meio ambiente.
A alternativa III mostra outra incoerência, o etanol europeu é caro. Ele é subsidiado pelo governo para segurar o desemprego e a economia, mas dificilmente é exportado, muito menos para a China.