Observe a figura, com destaque para a Dorsal Atlântica.
Avalie as seguintes afirmações:
I. Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes africano e americano continuam se afastando um do outro.
II. A presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico.
III. Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados nos continentes que, hoje, estão separados pelo Oceano Atlântico são consideradas evidências de que um dia esses continentes estiveram unidos.
IV. A formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte- americana e africana.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Resposta A
A figura apresenta a Dorsal Atlântica. O movimento divergente das placas tectônicas ocasiona o afastamente entre os continentes africano e americano.
As evidências mais marcantes de que os continentes foram unidos no passado são as rochas e fósseis parecidos encontrados nos em diferentes continentes, além da geometria do contorno dos continentes. Esta é a teoria da Deriva Continental de Alfred Wegener.
A única opção incorreta, IV, diz respeito ao choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana, entretanto, na verdade, houve apenas separação.