Texto para as questões de 86 a 90.
Revelação do subúrbio
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé, contra a [vidraça do carro*, vendo o subúrbio passar. O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa, com medo de não repararmos suficientemente em suas luzes que mal têm tempo de brilhar. A noite como o subúrbio e logo o devolve, ele reage, luga, se esforça, até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjais e à noite só existe a tristeza do Brasil.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940.
(*) carro: vagão ferroviários para passageiros.
No poema de Drummond, a presença dos motivos da velocidade, da mecanização, da eletricidade e da metrópole configura-se como
a) uma adesão do poeta ao mito do progresso, que atra – ves sa as letras e as artes desde o surgimento da modernidade.
b) manifestação do entusiasmo do poeta moderno pela industrialização por que, na época, passava o Brasil.
c) marca da influêcia da estética futurista da Antropofagia na literatura brasileira do período posterior a 1940.
d) uma incorporação, sob nova inflexão política e ideológica, de temas característicos das vanguardas que influenciaram o Modernismo antecedente.
e) uma crítica do poeta pós-modernista às alterações cau – sa das, na percepção humana, pelo avanço indiscriminado da técnica na vida cotidiana.
Resposta D
Um tema característico das vanguardas que influenciaram o Modernismo da primeira fase é a referência aos elementos característicos do progresso e da modernindade (trem e sua velocidade, a vida nas cidades).
Esses fatores foram incorporados na nova fase de Drummond. Em O sentimento do Mundo, podemos observar uma incorporação sob nova inflexão política e ideológica quando vemos que os velhos temas (velocidade do trem, por ex.) convivem com as preocupações sociais e com uma nova ideologia socialista.
Veja como Sentimento do Mundo foi cobrado na prova da FUVEST de 2015
Fuvest Questão 37 Drummond
Fuvest Questão 38 Drummond
Fuvest Questão 39 Drummond