Texto para as questões de 82 a 84.
CAPÍTULO LXXI
O senão do livro
Começo o arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem… E caem! – Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar… Heis de cair.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Na primeiras versões das Memórias póstumas de Brás Cubas, constava, no final do capítulo LXXI, aqui reproduzido, o seguinte trecho, posteriormente suprimido pelo autor:
[… Heis de cair.] Turvo é o ar que respirais, amadas folhas. O sol que vos alumia, com ser de toda a gente, é um sol opaco e reles, de ……………….. e ……………….. .
As duas palavras que aparecem no final desse trecho, no lugar dos espaços pontilhados, podem servir para qualificar, de modo figurado, a mescla de tonalidade estilísticas que caracteriza o capítulo e o próprio livro. Preenchem de modo mais adequado as lacunas as palavras
a) acaso e invernia.
b) Finados e ritual.
c) senzala e cabaré.
d) cemitério e carnaval.
e) eclipse e cerração.
Resposta D
Esta questão certamente não é fácil! Aqui a banca quis saber se o vestibulando leu o livro ou se pelo menos entende muito bem as intenções e características de Brás Cubas no prefácio.
Supondo que não tivéssemos lido o livro, como poderíamos responder?
A questão pede as tonalidades que caracterizam o capítulo e o próprio livro. Ora, o capítulo trata da morte, a expressão “heis de cair” se relaciona com a futura morte. Assim, podemos eliminar as alternativas A, C, E.
Agora como caracterizar o próprio livro? Estamos agora entre as alternativas B e D. Certamente o livro não é um ritual, ele está mais para uma festa digressiva do que para um ritual. Dessa forma, concluímos que é a letra D.
Caso tivéssemos lido o livro, poderíamos fazer outro raciocínio.
No prefácio da obra, o defunto autor escreve: “não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia”.
galhofa
s.f. Brincadeira; demonstração barulhenta de alegria.
Zombaria; expressão de deboche, de escárnio explícito.
P.ext. Farra; vida de festa, de bagunça.
A frase “pena da galhofa e a tinta da melancolia” já nos diz tudo. Aqui vemos um diálogo entre o pessimismo e a alegria, entre a ironia e o carnaval, entre o cemitério e a festa de carnaval.