Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 100 m/s. Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração iguala 5,00 m/s2. O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 100 segundo a mais para iniciar a frenagem. Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?
a) 2.90 m
b) 14,0m
c) 14,5 m
d) 15,0m
e) 17,4 m
SOLUÇÃO
Para o motorista atento, temos:
Ele aciona o freio quando o veículo está com uma velocidade de 14m/s, com o objetivo de parar o veículo (v=0) e com uma aceleração de -5m/s2. Antes de acionar o freio, ele estava com uma aceleração de 1 m/s2.
Podemos aplicar a equação de Torricelli, para ver a distância percorrida até o motorista ATENTO parar o veículo:
Para o motorista desatento, temos:
Para o motorista desatento precisaremos calcular 2 distâncias:
- Distância em que o motorista leva para pisar no acelerador – 1s
- Distância de frenagem com aceleração de -5m/s2.
Ele aciona o freio 1 s depois do motorista atento. Neste tempo de 1 s o carro do desatento andou alguns metros. Vamos calcular pela equação de distâncias:
Precisamos calcular a velocidade que o veículo tinha no momento em que inicia a frenagem:
Cálculo da distância percorrida durante a frenagem
Assim, conseguimos calcular a diferença nas distâncias:
Resposta: E