A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.
RACHELS, J. Os elementos da filosofia moral Barueri-SP, Manole, 2005
Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma
- fundamentação científica de viés positivista.
- convenção social de orientação normativa
- transgressão Comportamental religiosa
- racionalidade de caráter pragmático.
- inclinação de natureza passional
Solução
Pragmático é o prático, costumeiro, é aquilo que se pratica no dia a dia, sem rodeios. Veja a definição de pragmatismo da wikipedia:
O método pragmatista é, antes de tudo, um método de terminar discussões metafísicas que, de outro modo, seriam intermináveis. O mundo é um ou muitos? Livre ou fadado? Material ou espiritual? Essas noções podem ou não trazer bem para o mundo; e as disputas sobre elas são intermináveis. O método pragmático nesse caso é tentar interpretar cada noção identificando as suas respectivas consequências práticas (…) Se nenhuma diferença prática puder ser identificada, então as alternativas significam praticamente a mesma coisa, e a disputa é inútil.
Esquematicamente, o texto fala que:
moralidade = maior felicidade possível
Ora, esse é um conceito prático, uma forma prática de analisar a moralidade das ações, ou trás felicidade ou não trás. Não há devaneios, não se fica elocubrando sobre subconceitos, sobre teorias ou opiniões sobre a moralidade, definiu-se como algo simples e do cotidiano. Logo, é uma racionalidade pragmática.
Letra D
O que achou da questão?
Acertou? Conta pra gente nos comentários.