México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.
Oliveira. Aliança do pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo.
O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros
- promover a livre circulação de trabalhadores
- fomentar a competitividade no mercado externo
- restringir investimentos de empresas multinacionais
- adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola
- reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo
Solução
A redução das tarifas alfandegárias faz com que entrem no país (importação) produtos com preços semelhantes aos produtos nacionais. Isso incentiva a competição entre os produtos.
Imagine que uma pasta de dente A produzida no Brasil custe 3 reais, digamos que eu quero comprar a marca importada B, mas com os impostos ela vai custar 6 reais aqui. Ora, a fabricante nacional da pasta A pode até aumentar o preço e manter a qualidade lá embaixo que ainda vão comprá-la. Por outro lado, a pasta estrangeira B pode ser a melhor de todas, mas com dobro do preço poucas pessoas vão conseguir comprar.
Ao reduzir as tarifas alfandegárias, a pasta estrangeira B vai poder ter um preço similar ao da pasta A. E assim, a pasta nacional A poderia até reduzir o preço e aumentar a qualidade para competir pelo mercado com a pasta B. E assim, o mercado ganha competitividade e os consumidores ganham um produto melhor e mais barato.
Esse é o mundo ideal, mas as indústrias choram dizendo que não conseguem competir com os produtos importados, e por isso os impostos de importação são altíssimos, mesmo no âmbito do mercosul.
Letra B
O que achou da questão?
Acertou? Conta pra gente nos comentários.