Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.
Giddens, A, Sociologia.
Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente,
- defesa do patriotismo e rejeição ao hibridismo.
- universalização de direitos e respeito à diversidade.
- segregação do território e estímulo ao autogoverno.
- políticas de compensação e homogeneização do idioma
- padronização da cultura e repressão aos particularismos.
Solução
O texto fala sobre sobre sociedades multi-étnicas. E depois nos pergunta o que é necessário para que a democracia em tal sociedade funcione.
Podemos pensar que é necessário um respeito às diferenças, o respeito às pessoas de etnias diferentes da sua. Além do respeito, é necessário que haja igualdade de direitos, pois, de nada adiantaria respeitar se uma etnia não tiver os mesmos direitos.
Nesse ponto, podemos pensar no caso da África do Sul, durante o apartheid.
O apartheid foi um sistema de discriminação social, em que os negros precisavam usar banheiros diferentes, ficar na praia em ambiente diferente, além de vários outros desrespeitos e supressão de direitos.
As praias tinham placas “Área de brancos”, por exemplo. Para que a democracia passasse a funcionar na África do Sul, foi necessário uma reorganização da política para diminuir o desrespeito e igualar os direitos.
Letra B
O que achou da questão?
Acertou? Conta pra gente nos comentários.