O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a Costa Oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13.4 centimetrose 8.8 centimetros, respectivamente).
Revista InfoGNISS, Cuirtlba, ano 6. n. 31, 2010
No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão cocentrados em
- áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando Cordilheiras.
- faixas Costeiras, onde o assoalho Oceânico recebe Sedimentos, provocando tsunamis
- estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos
- escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura
- áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.
Solução
Os terremotos são consequência de choques de placas tectônicas. Veja as placas tectônicas do mundo.
Esse contato entre as placas costuma ser uma faixa de intensidade sísmica. É como de uma placa ficasse pressionando a outra, até a pressão ser muito grande e elas vibrarem de modo a liberar a energia da pressão, e isso vem a ser o terremoto.
Veja na foto que algumas placas se aproximam, como a que passa no Chile, e outras se afastam.
Na Califórnia, enquanto uma vai pra cima a outra vai pra baixo.
Letra C
O que achou da questão?
Acertou? Conta pra gente nos comentários.