Durante o Estado novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.
CAPELATO, M. H. Propaganda politica e controle dos meios de Comunicação
O Controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava
- conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
- ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
- aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil
- estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil
- alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo
Solução
Lembra daquela máxima: “A propaganda é a alma do negócio”?
Pois é, poucas coisas dão certo sem nenhuma propaganda. O governo precisa da propaganda para manter o apoio popular. O governo precisa passar a mensagem de que o governo é ótimo, e precisa que a população acredite nisso. Quando estamos em uma ditadura, essa necessidade é maior ainda, porque uma ditadura só se mantém com o apoio de uma grande parte da população.
A propaganda de Getúlio o relacionava com a família, com a segurança, com o trabalho. Vejas nas figuras abaixo.
Na Alemanha, a propaganda foi muito bem construída. Veja um exemplo da propaganda da juventude Hitlerista:
A propaganda do Estado Novo foi muito baseada na propaganda nazista alemã, veja este paralelo, do site paleonerd:
Letra A
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