Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o Sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra.
Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1991 Adaptado.
Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que
- o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses
- o sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade.
- a política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade
- a educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente.
- a democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum.
Resposta: C
Aristóteles entende que a política é o eixo condutor da pólis.
A política contém as outras formas de organização de uma sociedade, essa é a condição fundamental para se alcançar o bem humano ao qual o filósofo se refere.
Para complementar a questão, veja o método dedutivo clássico de Aristóteles.
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