Pesquisadores criaram um tipo de plaqueta artificial, feita com um polímero gelatinoso coberto de anticorpos, que promete agilizar o processo de coagulação quando injetada no corpo. Se houver sangramento, esses anticorpos fazem com que a plaqueta mude sua forma e se transforme em uma espécie de rede que gruda nas lesões dos vasos sanguíneos e da pele.
MOUTINHO, S. Coagulação acelerada. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 19fev2013 (adaptado),
Qual a doença cujos pacientes teriam melhora de seu estado de saúde com o uso desse material?
- a) Filariose.
- b) Hemofilia.
- c) Aterosclerose.
- d) Doença de Chagas.
- e) Síndrome da imunodeficiência adquirida.
Resposta:
A hemofilia é uma doença que afeta principalmente homens e implica em dificuldade na coagulação, ou seja, sofrem hemorragias, e quando se machucam demoram bastante pra parar de sangrar. Isso acontece porque a cascata de coagulação não é eficiente, logo, se beneficiariam de um maior número de plaquetas artificiais.
Resposta Letra B
Vamos ver as outras letras:
- a) Filariose.
A filariose é uma doença parasitária crônica causada por vermes nematoides (as filárias). A maioria dos casos apresentam sistomas, que incluem enorme inchaço de pernas, braços ou genitália. É também chamada de elefantíase, porque o membro fica parecendo uma perna de elefante. É uma doença que tem tratamento e há menos de 1000 pessoas com a doença no Brasil.
- c) Aterosclerose.
De maneira bem simples, a aterosclerose se manifesta com o entupimento de artérias por placas de gorduras.
Aterosclerose é uma forma de arteriosclerose em que há inflamação das artérias de grande e médio calibre; esta inflamação se manifesta com um conjunto de lesões multifocais, sendo a mais comum a placa aterosclerótica.
- d) Doença de Chagas.
Doença transmitida pelo inseto barbeiro, e causam aumento exagerado do coração.
- e) Síndrome da imunodeficiência adquirida.
Esta é a Aids, em que o portador possui o HIV.