Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de Segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma colisão de 0,30 segundo de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo. Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.
Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao motorista?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
SOLUÇÃO
Imagine que você está no carro, uma criança atravesse correndo, e o motorista precise frear bruscamente. Você quer um cinto que o machuque ou que só o segure com cuidado?
O que o gráfico mostra é justamente essa força com a qual o cinto segura o passageiro.
Sem fazer conta nenhuma, queremos um cinto que proporcione segurança mas não dê “trancos”, que segure de uma forma contínua, com a menor força possível. (O objetivo não é o cinto bater no motorista pra ele permanecer na posição, mas apenas segurá-lo).
A curva pontilhada do cinto 2 é a que melhor atende essas considerações, porque apresenta menores valores de aceleração (e de força proporcional: F=ma) e menor risco de lesionar o passageiro.
Veja que esse risco de lesionar o passageiro é justamente o que impede uma criança de ir no banco da frente. Porque os airbags meio que “explodem” na cara do passageiro para segurá-lo, porém a força é tão alta que pode machucar seriamente uma criança.
Letra B