É DESSA FLORESTA QUE SAI O CHAPEUZINHO VERMELHO, JOÃO E MARIA, OS IRMÃOS KARAMAZOV, A DAMA DAS CAMÉLIAS E OS TRÊS MOSQUETEIROS.
Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras. Como elemento de Sedução na publicidade, São Paulo: Futura, 1999 (adaptado).
Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa
a) justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura.
b) incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial.
c) seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal.
d) promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura.
e) construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.
Resposta: E
A ideia é mostrar que com a celulose dessas árvores será usada para fazer livros que contam histórias infantis. O intuito da celulose seria fornecer papel para publicar as obras literárias.
Outro ponto é que a floresta passa uma ideia de sustentabilidade por ser pinheiros de replantio. E que não são desmatadas mais florestas para produzir o papel.
Hoje sabemos que a maior responsável pelo desmatamento é a criação de gado e a agricultura da soja (justamente para alimentar o gado).
Poderíamos pensar que na floresta lúdica da imagem ocorrem as histórias infantis, porém isso não se justifica já que essas árvores serão cortadas.
LETRA E