Uma pessoa comercializa picolés. No segundo dia de certo evento ela comprou 4 caixas de picolés, pagando R$ 16,00 a caixa com 20 picolés para revendê-los no evento. No dia anterior, ela havia comprado a mesma quantidade de picolés, pagando a mesma quantia, e obtendo um lucro de R$ 40,00 (obtido exclusivamente pela diferença entre o valor de venda e o de compra dos picolés) com a venda de todos os picolés que possuía.
Pesquisando o perfil do público que estará presente no evento, a pessoa avalia que será possível obter um lucro 20% maior do que o obtido com a venda no primeiro dia do evento.
Para atingir seu objetivo, e supondo que todos os picolés disponíveis foram vendidos no segundo dia, o valor de venda de cada picolé, no segundo dia, deve ser
- R$ 0,96.
- R$ 1,00.
- R$ 1,40.
- R$ 1,50.
- R$ 1,56.
O custo total de todas as 4 caixas de picolé será:
4 x R$ 16,00 = R$ 64,00
Para ter um lucro superior a 20% do lucro obtido no dia anterior, devemos ter:
(100% + 20%) lucro = 120% lucro = 1,2 x lucro
1,2 x lucro = 1,2 x R$ 40,00 = R$ 48,00
Já que nas 4 caixas temos: 4 x 20 = 80 picolés. Podemos calcular que cada picolé deverá ser vendido por:
Preço = (custo das caixas + lucro)/(quantidade total de picolés)
R$ (64 + 48)/(4 x 20) = R$ 1,40
LETRA C