Uma ambulância A em movimento retilíneo e uniforme aproxima-se de um observador O, em repouso. A sirene emite um som de frequência constante fA. O desenho ilustra as frentes de onda do som emitido pela ambulância. O observador possui um detector que consegue registrar, no esboço de um gráfico. a frequência da onda sonora detectada em função do tempo fo(t), antes e depois da passagem da ambulância por ele.
Qual esboço gráfico representa a frequência fo(t) detectada pelo observador?
RESOLUÇÃO
O ENEM cobrou uma questão parecida, a questão do morcego, nela fizemos o detalhamento teórico com fotos desde a emissão e reflexão de ondas em um sonar, até chegar à interação entre ondas no efeito Doppler.
O efeito Doppler pode ser definido como um aumento (ou diminuição da frequência) do som, da luz, ou qualquer outra onda quando a fonte ou o observador se aproximam ou se distanciam um do outro.
Um exemplo cotidiano do efeito Doppler é som de uma ambulância com a sirene ligada, ao se aproximar ou se afastar do observador. Quando ela se aproxima, o som é mais agudo e quando ele se afasta o som é mais grave. Esse é um fenômeno inerente de qualquer propagação ondulatória, e é bastante presente no dia a dia.
Com essa base, agora podemos entender que quando a ambulância se aproxima o som é mais agudo (quanto mais agudo o som, maior a frequência, logo a frequência será maior. Por outro lado, quando ela está se afastando o som é mais grave e portanto a frequência será menor (som graves tem frequências menores). Veja a imagem que mostra que o som grave terá frequência mais baixa, enquanto que o som agudo terá frequência maior (https://fisikokimika.wordpress.com/page/9/).
Assim, no gráfico teremos primeiramente uma frequência maior, e em seguida uma frequência menor.
Pense na frequência em quantas vezes uma coisa acontece, por exemplo, quantas vezes você vai na aula no ano. Para o som, a frequência será o inverso do período em que a onda “passa”.
Ficou com dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!
LETRA D