Dois veículos que trafegam o velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distancia que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante.
Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação a distância percorrida até parar totalmente?
SOLUÇÃO
O primeiro trecho, logo antes da frenagem, o automóvel mantém o MRU – Movimento Retilíneo Uniforme em que a velocidade é constante.
No segundo trecho, há uma dependência quadrática entre a distância e a velocidade (equação de Torricelli). Dessa forma, como a velocidade diminui na frenagem, este caso é mostrado na letra D.
LETRA D