A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentes vasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos com drogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais com essa propriedade.
Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados ao propósito dessas pesquisas são os(as)
- moluscos fitófagos.
- moscas saprófagas.
- pássaros carnívoros.
- morcegos frugívoros.
- mosquitos hematófagos.
Resolução
Os mosquitos hematófagos produzem anticoagulantes em sua saliva. Essas substâncias facilitam a obtenção de sangue.
Veja o abstract deste artigo científico que estuda essas substâncias:
Esta revisão tem como objetivo apresentar os anticoagulantes e inibidores da agregação plaquetária que foram encontrados em animais hematófagos. Esses animais precisam inibir as reações hemostáticas no local onde se alimentam no hospedeiro para realizar a refeição sangüínea e também para manter o sangue fluido nos seus próprios tratos digestivos. Devido a essa necessidade, eles desenvolveram ao longo da evolução uma grande diversidade de substâncias que são injetadas no hospedeiro através da saliva e que permitiram o sucesso de seu parasitismo. Tais recursos farmacológicos podem ser utilizados como ferramentas em pesquisa da fisiologia vascular e hemostática, e têm potencial uso terapêutico em doenças cardiovasculares.
Alessandra Ciprandi; Fabiana Horn; Carlos Termignoni, Saliva de animais hematófagos: fonte de novos anticoagulantes, Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.25 no.4 São José do Rio Preto 2003
Letra E