A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.
As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:
- Cerrado
- Pampas
- Pantanal
- Manguezal
- Mata d Cocais
Resolução
As raízes respiratórias e as folhas com glândulas que eliminam o excesso de sais são típicas do bioma manguezal.
O manguezal ocorre na transição entre a terra e o mar, e são caracterizados, em geral, pela mistura entre águas doce e salgada.
Os mangues possuem adaptações que lhes permitem sobreviver em um ambiente com características difíceis de sobrevivência. As raízes aéreas (respiratórias) são adaptações para o solo pobre em oxigênio. Em mangues pretos e brancos as raízes das árvores buscam crescer em direção ao ar, e mesmo durante a maré cheia suas extremidades ficam expostas ao ar permitindo as trocas gasosas, essas raízes são chamadas de pneumatóforos. Diferentemente, no mangue vermelho, as árvores apresentam expansões no caule principal contendo lenticelas, estas são buracos por meio das quais são feitas as trocas gasosas.
Com o intuito de eliminar o excesso de sal, as árvores do manguezal apresentam glândulas em suas folhas, por isso são chamadas de plantas halófitas.
Letra D de dedinho