Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.
O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá
- mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.
- mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.
- mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.
- mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.
- com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura.
Após um longo tempo sobre a mesa, as bandejas entram em equilíbrio térmico com o ambiente ao redor, estando ambas na mesma temperatura ambiente.
A bandeja de alumínio parece mais fria porque sua condutividade térmica é maior, fazendo com que o calor das mãos do aluno flua com maior rapidez do que o do plástico.
Por ter uma condutividade térmica maior, a transferência de calor no alumínio também será maior, derretendo o gelo mais rapidamente.
Um exemplo disso pode ser visto na cozinha, os cozinheiros mexem na comida na panela com panelas de pau ou de teflon, ambas com baixa condutividade térmica. O mesmo acontece com as alças de teflon, porque se elas fossem metálicas queimariam o operador da cozinha.
Letra A.