O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, e parcela do Sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, e Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda – Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.
Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul.2015 (adaptado),
O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é:
- Frente pioneira.
- Zona de transição.
- Região polarizada.
- Área de conurbação.
- Periferia metropolitana.
SOLUÇÃO:
As cidades destacadas no texto tem como característica representarem uma área de influência na capital do Rio de Janeiro, estabelecendo uma relação direta entre metrópole (cidade onde a prestação de serviços em geral se concentra) e região polarizada.
Letra C
Vamos ver os principais conceitos de geografia populacional:
Região Polarizada
Se refere à organização espacial/regional no entorno das metrópoles.
Conceito de Espaço Polarizado: É a constituição de um grande ambiente econômico ou populacional com características e afinidades, que exerce certa liderança sobre outros centros circunvizinhos.
O regionalismo origina várias cidades que podem ter milhões de habitantes, podendo apresentar caráter metropolitano internacional. O passo seguinte é criar regiões ao seu redor, na qual a população consegue pouco a pouco adquirir consciência regional.
Malha Urbana
É a grande concentração de cidades numa certa área geográfica de um país. A região Sudeste possui malha urbana em algumas áreas.
Área metropolitana
É a junção de municípios próximos uns dos outros que possuem uma integração nos serviços públicos de infra-estrutura. Como a Grande São Paulo.
Conurbação
É a aproximação de duas ou mais cidades de crescimento elevado, constituindo um aglomerado urbano. Temos, como exemplo, a região do ABC paulista, formada pela junção das áreas dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e a cidade de São Paulo, entre outros.
Megalópole
É o próximo nível do crescimento dos pólos. Seria a conurbação de várias metrópoles ou regiões metropolitanas. São as maiores aglomerações urbanas, podemos citar, como exemplo, a região que vai de Boston até Washington, com centro em Nova York.