Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química — eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda —, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Merseye do Tyne.
LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas nos primórdios da Revolução Industrial provocou a
- busca pela isenção de impostos.
- intensa qualificação da mão de obra.
- diminuição da distância dos mercados consumidores.
- concentração da produção em determinadas regiões do país.
- necessidade do desenvolvimento de sistemas de comunIcação.
Resposta:
O texto fala sobre a concentração da produção na área de Glasgow e as margens do Merseye do Tyne.
Isso ocorre para aproximar o local da indústria do local de obtenção da matéria prima. Pense no trabalho que daria deslocar várias toneladas de matéria prima, em um contexto em que não havia caminhões e os trens estavam só começando. Portanto, as zonas de concentração de indústrias se concentraram próximas das de extração de matéria prima ou próximas de rios por onde as matérias primas seriam trazidas.
LETRA D