Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país em regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão baseia-se no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, busca-se refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 23ago. 2012 (adaptado).
A divisão em regiões geoeconômicas ou complexos regionais encontra-se na seguinte representação:
Resposta
A proposta de divisão se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, sobretudo, os efeitos da industrialização. A divisão tenta mostrar a realidade do país com seus profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.
Essa maneira de organizar o território favorece o entendimento das relações sociais e políticas do país, pois separa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.
Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, mais pobre, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.
Letra B