ALBUQUERQUE, M. M.; REIS, A. C. F.; CARVALHO, C. D. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro, Fename, 1977 (adaptado)
Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação entre território e nação foi reconfigurada por uma política que
- transferiu as populações indígenas para territórios de fronteira anexados, protegendo a cultura protestante dos migrantes fundadores da nação norte-americana.
- respondeu às ameaças européias pelo fim da escravidão, integrando a população de escravos ao projeto de expansão por meio da doação de terras.
- assinou acordos com países latino-americanos, ajudando na reestruturação da economia desses países após suas independências.
- projetou o avanço de populações excedentes para além da faixa atlântica, reformulando fronteiras para o estabelecimento de um país continental.
- instalou manufaturas nas áreas compradas e anexadas, visando utilizar a mão de obra barata das populações em trânsito.
Resposta:
Os EUA apresentou uma política de ao mesmo tempo de desbravar o território no sentido oeste (para o pacífico) como de comprar e anexar territórios de países vizinhos.
Para realizar o crescimento do país dessa forma, não bastaria apenas comprar o território ou tomá-lo dos índios, era necessário que as populações fossem deslocadas pra lá. Então criou-se uma série de atrativos para esses primeiros desbravadores, por exemplo, quem chegar e ocupar a terra seria seu dono. E assim as comunidades foram se estabelecendo no interior do país, e com o passar do tempo chegaram até a costa oeste na Califórnia.
LETRA D