Zero Hora, jun. 2008 (adaptado).
Dia do Músico, do Professor, da Secretária, do Veterinário… Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem visibilidade a segmentos específicos da sociedade, oportunizam uma reflexão sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam elementos verbais
e não verbais para se abordar a estreita relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião. Sobre essa relação, depreende-se do texto da ABI que,
a) para a imprensa exercer seu papel social, ela deve transformar opinião em informação.
b) para a imprensa democratizar a opinião, ela deve selecionar a informação.
c) para o cidadão expressar sua opinião, ele deve democratizar a informação.
d) para a imprensa gerar informação, ela deve fundamentar-se em opinião.
e) para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.
Resolução
Veja a frase escrita no “cérebro” da propaganda: “se a informação não chega, a opinião não sai”.
Ela está bem de acordo com a letra E, que afirma que não é possível formar opinião se não houver acesso à informação.
Letra E