Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.
O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a
a) ressonância.
b) refração.
c) difração.
d) reflexão.
e) difusão.
Solução
Antes de tudo, vamos lembrar o conceito de refração, com dois parágrafos do wikipedia.
Refração é a mudança na direção de uma onda ao atravessar a fronteira entre dois meios com diferentes índices de refração. A refração modifica a velocidade de propagação e o comprimento de onda, mantendo uma proporção direta. A constante de proporcionalidade é afrequência, que não se altera.
Índice de refração é uma relação entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz em um determinado meio. Em meios com índices de refração mais baixos (próximos a 1) a luz tem velocidade maior (ou seja, próximo a velocidade da luz no vácuo). A relação pode ser descrita pela fórmula:
Exemplo da refração da imagem de um lápis ao ser submerso num copo de água.
Note que a piscina aparenta estar ficando rasa. Esse efeito é provocado pela refração da luz na água.
Agora vamos pensar na miragem.
Este fenômeno óptico ocorre porque os raios de luz são “dobrados” quando passam através das camadas de ar de diferentes temperaturas, elas tem coeficientes de refração diferente, ou seja, a luz se propaga com velocidades diferentes em cada meio, e nos dá a impressão de que os objetos estão “flutuando”, assim como a piscina parece estar mais rasa.
Assim, ao navegar, a superfície parecerá calma, e o iceberg mais distante. À noite, seria ainda mais difícil ver o “iceberg flutuante“.
Outra variação desta questão poderia cair no ENEM. Veja a mesma refração na miragem nas estradas. Aqui também temos a luz “dobrada” quando passa por camadas de ar de diferentes temperaturas.
Letra B) Refração.