Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento técnico, amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para as massas com supostos “ganhos distributivos”(a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são indices do desejo do ˜espelhamento˜.
A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza
a) a prática identitária autorreferente
b) a dinâmica política democratizante
c) a produção instantânea de notícias
d) os processos difusores de informações
e) os mecanismos de convergência tecnológica
Resposta
Fica claro que o autor critica o “desejo do espelhamento”, a cultura dos selfies, ou seja, a prática identitária autorreferente.
Letra A