No contexto da matemática recreativa, utilizando diversos materiais didáticos para motivar seus alunos, uma professora organizou um jogo com um tipo de baralho modificado, No início do jogo, vira-se uma carta do baralho na mesa e cada jogador recebe em mãos nove cartas. Deseja-se formar pares de cartas, sendo a primeira carta a da mesa e a segunda, uma carta na mão do jogador, que tenha um valor equivalente àquele descrito na carta da mesa. O objetivo do jogo é verificar qual jogador
consegue o maior número de pares. Iniciado o jogo, a carta virada na mesa e as cartas da mão de um jogador são como no esquema:
Segundo as regras do jogo, quantas cartas da mão desse jogador podem formar um par com a carta da mesa?
a) 9
b) 7
c) 5
d) 4
e) 3
Solução
Vejamos que a cartão da mesa é 6/8 que é igual a 6/8 = 3/4 = 75% = 0,75
Assim, temos três possibilidades de pares, as cartas: 3/4, 75% e 0,75.
Essa questão é simplesmente a manipulação de frações.
Letra E.