No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto
na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país.
DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude.
Belo Horizonte: UFMG, 2005.
A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de
a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
e) reprodução da cultura musical norte-americana.
Resposta
Entendemos que não pode ser a letra (a) porque o texto fala que alternativas de lazer antes eram inexistentes, ou seja, não havia essa diversidade de práticas artísticas na periferia.
Também não pode ser a (b) porque essa modalidade artística surgiu nos Estados Unidos com a black music.
A (c) está incorreta porque não houve subversão, mas sim uma continuação com algumas alterações da black music americana.
subversão.
substantivo feminino
-
1.ato ou efeito de derrubar, destruir; ruína, destruição, queda.
Agora podemos ficar em dúvida na letra (e). Mas vejamos que a arte do funk e do hip hop se desenvolveram a partir da black music americana, ou seja, não foi apenas uma reprodução, poderíamos dizer que foi uma espécie de transformação em que alguns quesitos foram adaptados.
Então resta a letra (D). A explicação para a “afirmação de identidade dos jovens que a praticam”não está explícita no texto, mas sim implícita. Podemos dizer que essa nova música criou uma maneira de produzir artes nas periferias, enquanto antes não havia nada. E mais, essa arte musical foi levada a todo o país, intensificando uma ideia de identidade dos jovens que a praticam.
Letra D