As lentes fotocromáticas escurecem quando expostas à luz solar por causa de reações químicas reversíveis entre uma espécie incolor e outra colorida. Diversas reações podem ser utilizadas, e a escolha do melhor reagente para esse fim se baseia em três principais aspectos: (i) o quanto escurece a lente; (ii) o tempo de escurecimento quando exposta à luz solar; e (iii) o tempo de esmaecimento em ambiente sem forte luz solar. A transmitância indica a razão entre a quantidade de luz que atravessa o meio e a quantidade de luz que incide sobre ele.
Durante um teste de controle para o desenvolvimento de novas lentes fotocromáticas, foram analisadas cinco amostras, que utilizam reagentes químicos diferentes. No quadro, são apresentados os resultados.
Considerando os três aspectos, qual é a melhor amostra de lente fotocromática para se utilizar em óculos?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Resposta C
Nesta questão fala-se das lentes que escurecem quando vamos ao sol e que voltam ao normal (esmaecimento) quando estamos em um ambiente menos iluminado.
É fácil perceber que queremos um óculos que escureça rápido (baixo tempo de escurecimento) e que volte a ficar transparente (tempo de esmaecimento) também baixo. Esses tempos seriam por volta de 20 a 30 segundos.
Por outro lado, como estamos falando de um óculo escuro, é ideal que a lente fique escura, mas não tão escura a ponto de não vermos nada, então concluímos que pode volta de 50 % é o ideal.
Assim, a alternativa escolhida é a c.