Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.
Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?
- I.
- II.
- III.
- IV.
- V.
SOLUÇÃO
A secreção é realizada pelo complexo de golgi / golgiense.
Ele está mais desenvolvido na linhagem I.
O aparelho de Golgi recebe proteínas e lipídios (gorduras) do retículo endoplasmático rugoso. Ele modifica alguns deles e classifica, concentra-se e embala-os em gotículas seladas, chamadas vesículas. Dependendo do conteúdo, estes são enviados para um dos três destinos:
Destino 1: dentro da célula, aos organelos chamados de lisossomos.
Destino 2: a membrana plasmática da célula
Destino 3: fora da célula.

O Golgi processa proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático (RE ) antes de enviá-las para a célula. As proteínas entram no Golgi no lado voltado para o RE (lado cis) e saem do lado oposto da pilha, de frente para a membrana plasmática da célula (lado trans). As proteínas devem atravessar a pilha de cisternas intervenientes e, ao longo do caminho, são modificadas e embaladas para o transporte para vários locais dentro da célula. As cisternas do aparelho Golgi variam em número, forma e organização em diferentes tipos de células.
letra A