Um gigante da indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de “territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo abaixo do logotipo.
Bercito, D. Google muda tratamento de territórios palestinos. Folha de S. Paulo, 4 maio 2013 (adaptado).
O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o
- surgimento de um país binacional.
- fortalecimento de movimentos antissemitas.
- esvaziamento de assentamentos judaicos.
- reconhecimento de uma autoridade jurídica.
- estabelecimento de fronteiras nacionais.
SOLUÇÃO
A atitude do Google mostrou respeito pelo povo palestino, mostrando que entende que os territórios palestinos são na verdade um país.
Porém, o Google não tem qualquer tipo de autoridade para reconhecer um território como país ou não. O Google não é um organismo político internacional que poderia reconhecer a Palestina como Estado ou como autoridade jurídica. O que o Google fez foi simplesmente mostrar que simpatiza com a causa dos palestinos.
A questão fica menos errada quando lemos no enunciado que se pede o “gesto simbólico”. A partir disso o aluno precisaria saber que o Google está reconhecendo ou mostrando ao mundo que reconhece o país Palestina.
O gabarito oficial é a letra D. Mas acreditamos que foi uma péssima questão. Entretanto, mesmo assim a letra D é a menos errada entre as alternativas.
A Assembleia Geral da ONU reconheceu a palestina como Estado observador não membro em 2012, o que recebeu críticas dos EUA e de Israel, contrários ao status de Estado.
LETRA D