Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
- crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
- direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
- delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
- implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
- reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
SOLUÇÃO
O texto fala sobre o crescimento não planejado das cidades, em resumo fala que as pessoas primeiro chegaram na cidade e depois foram-se criando condições para se habitar e viver na cidade.
Depois a questão nos pergunta qual foi a consequência para a expansão das áreas periféricas.
Podemos pensar que com tantas pessoas chegando nas cidades, haverá o crescimento da população urbana e a procura por moradia nos centros será muito alta. Imagina todo mundo indo pra cidade de São Paulo, e querendo morar nos bairros centrais, próximo ao trabalho e aos melhores serviços. Ora, já sabemos que pela lei da oferta x demanda, quando muita gente quer uma coisa, o preço dessa coisa vai aumentar. Portanto, o preço das moradias no centro aumentará muito. O termo especulação imobiliária é só uma expressão difícil para nomear esse processo de aumento de preço nos locais mais desejados.
Esse processo tem até um nome: Suburbanização
Isso vai gerar como consequência:
Logo, podemos responder: A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
- crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária. (CORRETA)
- direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços. (INCORRETA) Porque na verdade, nas áreas periféricas quase não há serviços, é justamente um contrário. Você já viu um shopping, um supermercado, escolas no meio das favelas? Não né.
- delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida. (INCORRETA) As áreas periféricas são sinônimos de áreas desorganizadas espacialmente, com baixa qualidade de vida. Áreas em que ocorre muito alagamento ou deslizamentos de terras.
- implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores. (incorreto) Quem dera!
- reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia. (incorreto) Quem dera!
LETRA A