Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.
Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
- pai.
- filho.
- filha.
- avó materna.
- avô materno.
SOLUÇÃO
Nos seres humanos e outros mamíferos, o DNA mitocondrial, ou mtDNA é herdado do óvulo da mãe. Uma vez que o mtDNA do pai está localizado na bainha mitocondrial do esperma, que se perde na fertilização, todos os filhos da mesma mãe têm o mesmo DNAmt materno e, portanto, seu mtDNA é idêntico entre si e com a mãe.
O teste de DNA mitocondrial é uma maneira muito poderosa e precisa de testar irmãos biológicos.
Assim, o teste poderá ser feito com mãe, avó materna, bisavó materna, tataravó materna…
Fonte: bioninja
Curiosidade
O DNA mitocondrial oferece vários benefícios sobre o DNA nuclear ao determinar os caminhos filogenéticos, incluindo:
- Herança materna – o mtDNA é herdado apenas da mãe, proporcionando uma linhagem genética muito mais direta
- Sem recombinação – À medida que o mtDNA é passado da mãe, não ocorre uma recombinação, mantendo a fidelidade de sequência
- Maior taxa de mutação – As mitocôndrias produzem espécies reativas de oxigênio, que causam que as sequências multem a uma taxa maior
- Número alto de cópias – Como todas as células têm mitocôndrias, grandes quantidades de mtDNA podem ser coletadas para seqüenciamento
O DNA mitocondrial é ideal para comparar organismos dentro de uma espécie ou aqueles que divergiram recentemente (> 20 milhões de anos)
A evidência do mtDNA foi utilizada para dividir a população humana em haplogrupos distintos.
Os seres humanos podem traçar suas origens de volta a um dos sete super-haplogrupos provenientes de uma “Eva mitocondrial original”
Veja um diagrama esquemático sobre a herança mitocondrial adaptado de Khan Academy:
LETRA D