No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.
PETESSE, M. L.; PETRERE JR., M. Ciência Hoje, São Paulo, n. 293, v. 49, jun. 2012 (adaptado).
Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)
- redução do fluxo gênico da espécie nativa.
- diminuição da competição intraespecífica.
- aumento da competição interespecífica.
- isolamento geográfico dos peixes.
- extinção de nichos ecológicos.
Veja o trecho:
“se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.”
Do trecho entende-se que houve aumento da competição interespecífica. Há competição porque as espécies possuem nichos ecológicos semelhantes.
Quanto mais parecido forem os nichos ecológicos das espécies, maior será o nível de competição.
Isso é uma coisa óbvia a se pensar. Por exemplo, um médico vai competir com outros médicos, e se vierem muitos médicos vai ser cada vez mais difícil achar pacientes. por outro lado, se vierem engenheiros a competição não é tão direta, portanto não haveria problema e o médico e o engenheiro poderiam coexistir na mesma cidade.
Aqui acontece o mesmo para os peixes, imagine que todos esses peixes comem ovos de caranguejo, se muitos peixes chegarem no rio, os mesmos ovos de caranguejo não vão ser suficientes para todos. Assim, alguns morreriam.
Na questão, as corvinas e os maparás tiveram vantagem competitiva sobre os cascudos na exploração do habitat compartilhado, por isso os cascudos desapareceram.
Portante a C é a correta.
a) incorreta. Fluxo gênico se refere à migração de genes entre as populações da mesma espécie, não é isso que o enunciado diz.
b) incorreta. Competição intraespecífica ocorre dentro de uma mesma espécie. Como no exemplo do médico e engenheiro que escrevemos.
d) incorreta. O isolamento geográfico é a separação de populações por uma barreira geográfica, com a criação de subpopulações, o que pode desencadear um processo posterior de especiação. Porém, na questão as espécies não foram isoladas, mas sim juntadas.
e) incorreta. Não foi extinção, mas sim sobreposição de nichos ecológicos, o que aumentou a competição pelos recursos essenciais para cada espécie.
LETRA C