TEXTO I
Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.
DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).
TEXTO II
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.
SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).
A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se
- retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade.
- questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções.
- investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos.
- buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados.
- encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados.
SOLUÇÃO
O método Descartiano fala da ” dúvida metódica”, que seria uma etapa essencial para se chegar na verdade. Para isso, é necessário um questionamento de ideias pré concebidas. Essa é a ideia por trás de não querer ter opiniões, o objetivo é conhecer a verdade, e não as opiniões sobre o que é verdade ou não.
A (A) está incorreta porque o que se quer é justamente o contrário, acabar com o método da tradição, e criar uma ciência com legitimidade.
(B) correta
(C) Não já esse interesse, o que se quer é duvidar de tudo e chegar na ciência.
(D) Ele não quer eliminar os saberes antigos, só o método antigo de chegar na verdade pelas opiniões, e pra isso a dúvida é o caminho correto.
(E) Na verdade é o contrário, nada dispensa ser questionado.
Descartes poderia ter dito: “Só a dúvida salva“.
LETRA B