Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem.
O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a
- flotação.
- levigação.
- ventilação.
- peneiração.
- centrifugação.
SOLUÇÃO
Ocorre uma reação de substituição em que o sulfato de alumínio em meio alcalino (meio alcalino = alta concentração de OH-) se torna hidróxido de alumínio.
Assim, o hidróxido de alumínio fará a sedimentação das partículas em suspensão na água. Esse é um processo chamado de floculação.
Os flocos com hidróxido de alumínio e partículas serão posteriormente retirados por decantação ou filtração.
Separação por floculação
A floculação é um processo em 3 etapas:
- Adição de floculante, o floculante será um aglutinador (uma cola) que vai se ligar com as partículas suspensas na solução que você quer separar.
- Este floculante se liga às partículas de coloides, formando flocos, tornando-se suficientemente pesado para afundar e se depositar no fundo do recipiente.
- Separação dos flocos do solvente por decantação ou filtração.
Este processo é utilizado tanto na fabricação de queijos quanto na purificação de água. Na fabricação de queijos, a coalhada que está presente é coletada dessa maneira. De forma similar, as usinas de tratamento de água adicionam floculante às águas residuais para separar os sólidos, que afundam no fundo dos tanques no início do processo.
Assim vemos o método da floculação:
Em 2015, caiu uma questão bem semelhante sobre a floculação, veja aqui.
LETRA A