De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).
A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
- variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
- grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
- formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
- proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
- diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
SOLUÇÃO
O transporte intermodal utiliza contêineres especiais padronizados para transportar carga em caminhões, trens de carga e navios. Esses recipientes padronizados são grandes caixas retangulares, capazes de serem protegidos em reboques especiais. Os recipientes são duráveis, construídos em aço e construídos para que possam ser transferidos entre os diferentes modos de transporte.
Benefícios do transporte intermodal de carga.
- O sistema ferroviário requer menos combustível do que o transporte rodoviário. Portanto, o transporte intermodal diminui os custos e contribui para um ambiente mais ecológico.
- A rede ferroviária possibilitaria o envio de cargas em longas distâncias por terra.
- Quando você precisa fazer espaço adicional em sua doca, ou preparar e carregar uma remessa ao longo dos dias, as taxas de transporte intermodais reduzidas são mínimas em comparação com o percurso inteiro por caminhão.
Resumo do transporte intermodal de carga.
- Transporta de navio (mar)
- Depois de trem (longas distâncias)
- Depois de caminhão (curtas distâncias)
LETRA B